Com o fim do período de chuvas, é hora de avaliar os estragos causados pelo bolor em muros e paredes. Onde há umidade esse problema não pode ser 100% evitado, mas há como diminuir os danos com algumas precauções.

Pintar parede► Verifique as causas do mofo:

Antes de realizar a repintura, é necessário verificar as causas do mofo. De acordo com a situação, repintar sem corrigir a real causa do problema pode ser desperdício de tempo e material.

No caso de infiltração, repare o vazamento, espere sair a umidade, realize uma limpeza com a solução de água potável e água sanitária e aplique um fundo preparador para paredes. Se a fonte da infiltração não for eliminada, o problema voltará rapidamente e a pintura ficará arruinada.

Banheiro mofado► Saiba como evitar mofo:

Algumas providências podem ser tomadas para evitar o aparecimento de mofo dentro de casa. Veja as dicas:

  • Retire tudo que favoreça o surgimento do mofo como tapetes, cortinas e carpetes das áreas de maior umidade da casa, isso tudo abafa e compromete a circulação do ar.
  • Não deixe que a mobília fique colada na parede, deixe pelo menos cinco centímetros de distância entre móvel e parede para favorecer a circulação.
  • No caso de armários embutidos, verifique se a empresa já prevê a instalação de placas de isopor na parede, caso contrário deixe uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.
  • É ideal que a luz do sol incida em todos os cômodos,
  • Deixe a casa sempre ventilada, especialmente as áreas úmidas, como banheiro e cozinha.

Limpar azulejo► Tente limpar a área afetada:

Quando o mofo está em fase inicial, talvez a repintura ainda não seja necessária se as manchas puderem ser removidas com a solução adequada:

  • Paredes: esfregue o local com pano umedecido com mistura de água e vinagre (proporção de 1 por 1). Essa mistura combate o fungo.
  • Azulejo: limpe com pano molhado com água e clora (proporção de 10 para 1) e deixe agir por 5 minutos,  depois enxágue com água.

Espátula► Realize a repintura:

Muitas vezes não basta limpar, porque o bolor já comprometeu a pintura. Nesses casos é necessário fazer a repintura, seguindo o seguinte passos:

  • Com espátula e lixa, remova as partes mofadas.
  • Lave a superfície com solução de água potável e água sanitária (proporção de 1 por 1) ou de água potável e cloro (proporção de 10 para 1). Sempre aplique a solução com o local arejado, pois a inalação pode irritar olhos e narinas.
  • Aplique o fundo preparador.
  • Aguarde secar e lixe.
  • Pinte com uma tinta acrílica antimofo.

Agora é só aplicar essas dicas para ter um ambiente ainda mais limpo e saudável.



  1. [...] Caso o objetivo da pintura seja remover o bolor, confira as dicas do post Como tirar o mofo das paredes. [...]

  2. [...] este período chuvoso muita gente aproveitará para realizar uma repintura, seja por incidência de mofo, descascamento, desbotamento ou mesmo por falta de brilho na pintura. Até lá você pode se [...]

  3. Ana on quinta-feira 21, 2010

    Muito útil esse blog

  4. Fernando on quinta-feira 21, 2010

    Olá, gostei muito das dicas assima, mas ainda estou com problemas, moro em um apartamento e o teto do meu banheiro vive com mofo, já chamei um pedreiro e ele me disse não ter vazamento, além disso todos os quartos em torno das janelas e nos cantos aparecem mofo. A contrutora alega não ter infiltrações externas, não sei o que fazer limpei varais vezes com cloro e repintei mas sempre volta. O que posso fazer??

    Grato,

    Fernando.

  5. Marketing on quinta-feira 21, 2010

    Fernando,
    Enviamos sua dúvida para o representante da Sika. Segue a resposta:

    A infiltração no teto, geralmente é vazamento no ralo do apartamento superior, as infiltrações em volta das janelas, são provinientes de trincas entre esquadria e reboco.

    Produto: CALAFETAR COM SIKAFLEX
    Caso queira agendar um horário para maiores informações você pode ligar para o representante Celso Fogaça: 9971 6923 / 3210 1288

    Atenciosamente,
    Mariana Roriz
    Editora Blog do Menor Preço

  6. [...] se o local está bem ventilado. Para evitar o mofo, portas e janelas deverão estar [...]

  7. [...] coisas que são boas para resolver independente do que vai mexer na reforma. Cupins, infiltração, mofo, nivelamento de piso, fissuras e trincas, são coisas que você pode incluir no embalo da [...]